Hillary pressiona Irã sobre paradeiro de turistas americanos

Washington, 3 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu hoje a Teerã para informar sobre o paradeiro dos três turistas americanos que supostamente foram detidos pelo Irã após ter entrado ilegalmente no país a partir do Iraque.

EFE |

Em entrevista coletiva com o ministro de Exteriores jordaniano, Nasser Judeh, Hillary informou hoje que os Estados Unidos ainda não receberam confirmação oficial da detenção dos três americanos, uma informação que a Suíça tenta obter, país que representa os interesses de Washington em Teerã.

"Obviamente nos preocupa" a situação dos três americanos, que, segundo o Governo da região autônoma do Curdistão iraquiano, foram detidos no Irã após entrar ilegalmente nesse país a partir do Iraque.

"Queremos que este assunto seja resolvido o mais rápido possível e fazemos um apelo ao Governo iraniano para que nos ajude a determinar o paradeiro dos três americanos desaparecidos e (permitir) seu retorno o mais rápido possível", disse Hillary, que manteve hoje uma videoconferência com vários diplomatas sobre o Irã.

Os turistas, que estavam acompanhados de um quarto americano, entraram de maneira legal no Curdistão iraquiano em 28 de julho pela passagem de Ibrahim Khalil, mas não informaram às autoridades locais de seus movimentos posteriores, de acordo com o Governo da região autônoma.

A informação disponível indica que, no último dia 30, três dos turistas se dirigiram da cidade de Suleimaniya à área de Ahmed Awaa, perto da fronteira do Iraque com o Irã.

Após visitar a área montanhosa, os três turistas se perderam e entraram por engano em território iraniano, onde foram detidos em 31 de julho.

Na sexta-feira, fontes oficiais iraquianas anunciaram o episódio, que foi divulgado porque o quarto integrante do grupo, que estava doente, se hospedou em um hotel da região e dali denunciou o desaparecimento dos companheiros. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG