Hillary nomeia enviado para conversas sobre mudança climática

Washington, 26 jan (EFE).- A nova secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, nomeou hoje Todd Stern, como o principal representante do país nas conversas que aconteceram no Protocolo de Kioto, como enviado para a mudança climática.

EFE |

Em declarações durante uma cerimônia no Departamento de Estado para anunciar a nomeação, Hillary afirmou que "a liderança dos EUA é básica para enfrentar os desafios do século XXI, e, destes, um dos principais é a ameaça global, complexa e urgente da mudança climática".

"A urgência da crise global sobre a mudança climática não deve ser minimizada, nem é preciso ignorar ou desprezar, da ciência que fala disso ou os dados concretos. Já chegou o momento do realismo e a ação", afirmou a secretária de Estado.

"Se nossa maior obrigação na vida é cuidar de nossos filhos e deixar a eles um mundo melhor, devemos enfrentar já a mudança climática com um nível completamente novo de compromisso, energia e dedicação", afirmou Stern.

Como enviado, Stern será o principal negociador dos Estados Unidos nas conversas internacionais sobre a mudança climática, tanto multilaterais como bilaterais.

Stern assumirá o cargo na próxima reunião da ONU sobre o assunto, prevista para dezembro em Copenhague.

A nomeação foi anunciada na segunda-feira depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, instruiu seu Governo, em uma série de decretos-lei, para que sejam adotadas medidas contra as emissões de gás estufa e para melhorar o rendimento no consumo dos veículos.

Com estas medidas, Obama começa a reverter a política sobre meio ambiente do ex-presidente George W. Bush, que se negou a ratificar o Protocolo de Kioto e durante muito tempo questionou a existência da mudança climática.

O novo enviado fez parte do Governo de Bill Clinton entre 1993 e 2001, no qual coordenou a iniciativa presidencial sobre mudança climática global e as conversas para o Protocolo de Kioto. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG