Hillary: não houve acordo oficial com Israel sobre colônias durante era Bush

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, negou nesta sexta-feira que o governo do presidente George W. Bush tenha fechado qualquer acordo oficial com o governo de Israel sobre as colônias judaicas na Cisjordânia.

AFP |

"Temos o registro das negociações, que é o registro oficial que foi repassado à administração Obama pelo governo anterior", informou Hillary, em uma entrevista coletiva ao lado de seu par turco, Ahmet Davutoglu.

"Não há registro de qualquer acordo formal ou oral" a respeito das colônias, acrescentou.

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro, Obama já fez diversos apelos a Israel para que congele a expansão dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, pedido rejeitado pelo novo governo israelense do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Os israelenses alegam que o governo Bush se comprometeu a permitir uma expansão determinada das colônias, e afirmam que esta posição foi adotada em uma carta enviada em 2004 para o então primeiro-ministro Ariel Sharon.

Hillary negou a existência de um acordo, dizendo que um compromisso nestes termos é informal e "não faz parte da posição oficial do governo dos Estados Unidos".

sl/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG