Hillary liga para chanceleres japonês e norte-coreano após teste

Washington, 25 mai (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ligou hoje para os ministros de Assuntos Exteriores do Japão, Hirofumi Nakasone, e Coreia do Norte, Yu Myung-hwan, após o teste nuclear realizado pelo regime da Coreia do Norte.

EFE |

O Departamento de Estado americano informou em comunicado que a secretária "está comprometida com o processo diplomático" e entrou em contato com os aliados das negociações de seis lados.

As duas Coreias, China, Japão e Rússia mantêm negociações de seis lados para tentar conseguir a desnuclearização da Coreia do Norte.

Nas conversas com Nakasone e Yu a secretária destacou "a importância de ter uma posição unificada e forte a esta ameaça à paz e a segurança internacionais".

Hillary reiterou o compromisso dos Estados Unidos "com a segurança regional" dos "aliados", e conversou com eles sobre a reunião convocada pelo Conselho de Segurança da ONU para esta tarde.

A secretária também quer debater com o ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov, e com o chinês, Yang Jiechi.

Nesta madrugada, a Coreia do Norte realizou um teste nuclear, o segundo na história do país, um mês e meio depois de ter lançado um míssil de longo alcance. EFE elv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG