Hillary lamenta trágica morte de presidente polonês

Washington, 10 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, lamentou hoje a trágica morte do presidente polonês, Lech Kaczynski, sua esposa Maria e a comitiva que viajava a bordo do avião presidencial que caiu hoje de manhã, matando todos os 96 passageiros.

EFE |

"Me junto ao presidente (Barack) Obama para oferecer as mais sinceras condolências ao povo da Polônia, à família de Kaczynski e de sua esposa", afirmou Hillary em comunicado.

Segundo a chanceler americana, junto ao líder polonês e sua esposa, morreram líderes de diversas partes do espectro político, "homens e mulheres que deram forma e impulsionaram a transição democrática polonesa posterior a 1989 e levavam o país rumo a um futuro promissor".

Ela se referiu ao presidente polonês como "um dos aliados mais valorizados" pelos Estados Unidos. "O presidente Kaczynski foi um defensor sem limite da liberdade e dos direitos humanos não só na Polônia mas no mundo todo", ressaltou Clinton.

"Ele era bem conhecido nos EUA como um paladino da democracia contra um regime opressivo", acrescentou.

Kaczynski estava a caminho da cidade russa de Katyn, próxima à fronteira com a Bielorrússia, para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados há 70 anos pelo regime soviético de Josef Stalin.

Ao todo, 96 pessoas morreram no acidente de um Tupolev-154, que caiu próximo a Smolensk (Rússia) e no qual viajavam, além da tripulação, 88 integrantes da delegação polonesa liderava por Kaczinski.

Junto ao presidente viajavam inúmeros funcionários de alto escalão da Polônia, militares de altas patentes e familiares das vítimas do massacre de Katyn.

O acidente aconteceu próximo ao aeroporto militar de Smolensk em meio a um denso nevoeiro depois que o piloto rejeitou a sugestão de desviar o voo para Moscou ou Minsk, capital da Bielorrússia, informam fontes da Procuradoria russa em Moscou. EFE tb/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG