Hillary inicia 1ª visita à China como secretária de Estado

Pequim, 20 fev (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou hoje à China procedente da Coreia do Sul, dando início a sua primeira visita ao país como chefe da diplomacia americana, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

Nesta última etapa de sua primeira viagem oficial, que incluiu também Japão e Indonésia, Hillary deve se reunir amanhã com o presidente da China, Hu Jintao; com o primeiro-ministro, Wen Jiabao; e com o ministro de Assuntos Exteriores, Yang Jiechi.

A desnuclearização da Coreia do Norte e a luta conjunta contra a mudança climática serão alguns dos principais temas nas conversas bilaterais, que poderiam também tratar pontos como a questão de Taiwan - que tem Washington como principal aliado - e o futuro dos presos chineses em Guantánamo.

Em janeiro, após assumir o cargo, Hillary destacou que os EUA impulsionarão um "diálogo exaustivo" com a China, que vá além das conversas sobre assuntos econômicos enfatizados pelo Governo anterior de George W. Bush.

A porta-voz de Exteriores chinesa, Jiang Yu, destacou na quinta-feira que, na nova etapa da Administração americana, Pequim deseja "fortalecer o diálogo e a cooperação, aumentar a confiança mútua e progredir nas relações" entre as que são a maior economia do mundo e o principal país em desenvolvimento. EFE abc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG