perturbadores - Mundo - iG" /

Hillary: Ganhos de China e Irã na A. Latina são perturbadores

WASHINGTON (Reuters) - O Irã e a China estão conseguindo ganhos perturbadores na América Latina, e Washington não pode isolar líderes de países como Venezuela e Bolívia, afirmou nesta sexta-feira a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton. O governo anterior tentou isolá-los, tentou dar apoio aos opositores deles, tentou convertê-los em párias internacionais. Isso não funcionou, disse Hillary a funcionários do serviço de relações exteriores em um encontro no Departamento de Estado.

Reuters |

Países como China, Rússia e Irã estão obtendo vantagens na América Latina, disse ela, ao forjar relações próximas com líderes que vinham sendo hostis a Washington durante o governo Bush.

"Na verdade, se você olhar para os ganhos em particular na América Latina que estão sendo obtidos pelo Irã, que estão sendo obtidos pela China, eles são bem perturbadores. Eles estão construindo conexões políticas e econômicas muito fortes com muitos desses líderes", disse ela.

"Eu não acho --esse é um mundo multipolar onde estamos competindo por atenção e relações com pelo menos os russos, os chineses e os iranianos-- que seja do nosso interesse dar as costas para países que estão no nosso hemisfério", acrescentou.

O governo Obama tem tentado deixar para trás os atritos com vários países da América Latina, incluindo a Venezuela do presidente Hugo Chávez, e tem buscado renovar o relacionamento com Cuba e Bolívia.

(Reportagem de Sue Pleming)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG