Hillary faz primeira visita à América Latina e se reúne com Lula em 3 de março

A secretária de Estado americana , Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira que viajará na próxima semana à América Latina. No dia 3 de março ela se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

iG São Paulo |

AP
Hillary virá ao Brasil em 3 de março
Hillary virá ao Brasil em 3 de março

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também participará do encontro. Será a primeira viagem de Hillary pela América Latina desde que assumiu o cargo.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, Hillary não conseguiu vir ao Brasil no ano passado por problemas de agenda e pela demora da nomeação de Thomas Shannon, ex-secretário de Estado adjunto para a América Latina, que agora é embaixador americano no país.

A secretária americana começará sua viagem pelo Uruguai, onde participará da posse do novo presidente do país, José Mujica, no dia 1 o de março.

Depois, Hillary seguirá para Santiago, onde se encontrará com a presidente Michelle Bachelet, que está fim de mandato, e com seu sucessor, Sebastián Piñera, que toma posse no dia 11.

A secretária seguirá para Brasília e depois para a Costa Rica, onde se reúne com o presidente Oscar Arias e sua sucessora, Laura Chinchilla. Na Guatemala, Hillary conversará com o presidente Álvaro Colom antes de regressar a Washington.

Argentina

No Uruguai, Hillary se encontrará com a presidente argentina, Christina Kirchner, segundo informou o embaixador argentino nos Estados Unidos, Héctor Timerman. Um dos temas que devem estar na agenda da reunião é a disputa que envolve a Argentina e a Grã-Bretanha quanto à soberania das Ilhas Malvinas .

Na terça-feira, a diplomacia norte-americana se declarou "neutra", mas disse que poderia mediar o diálogo se recebesse o aval de ambos os lados. "Somos neutros na questão da soberania, mas reconhecemos a administração britânica", afirmou Philip Crowley, um dos porta-vozes do Departamento de Estado norte-americano.

Com AFP e Ansa

Leia mais sobre América Latina

    Leia tudo sobre: américa latinahillary clinton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG