Washington, 22 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, explica nesta quarta-feira a um comitê legislativo o rumo da política externa do Governo dos Estados Unidos, que prometeu uma nova era de cooperação com seus aliados internacionais.

Hillary, que assumiu diplomacia americana no dia 21 de janeiro, vai à audiência do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes em um momento fundamental para a Administração Obama, que tenta melhorar a imagem dos Estados Unidos no mundo e reparar as relações com alguns parceiros.

Apesar de não ter anunciado o tema da audiência, o Comitê convocou a reunião para analisar as prioridades da política externa do presidente Barack Obama.

Segundo fontes legislativas, a audiência deve abordar os esforços de reconstrução no Iraque e Afeganistão e as medidas adotadas por Obama em prol de uma maior aproximação com seus aliados na América Latina.

Hillary irá ao Congresso depois de ter realizado diversas viagens ao exterior desde que assumiu o cargo.

Em seus três meses no poder, Obama demonstrou vontade de estreitar a cooperação com a União Europeia (UE) para atalhar a crise econômica global, melhorar as relações com a Rússia e buscar um maior apoio da Otan no Afeganistão.

Também se comprometeu a aumentar o combate ao tráfico de armas e dinheiro procedentes dos Estados Unidos e que nutrem a violência no México.

Além disso, em um das mudanças mais significativos na política dos EUA em direção a Cuba em várias décadas, Obama suspendeu as restrições às viagens dos americanos com origem na ilha e o envio de remessas ao país, aumentando as pressões para que Havana tome medidas rumo à democratização. EFE mp/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.