Hillary encerra visita ao Japão e segue viagem asiática

Tóquio, 18 fev (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deixou hoje o Japão rumo à Indonésia em uma nova etapa de sua primeira viagem oficial como chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

EFE |

Durante sua estadia no país asiático, Hillary se reuniu com o primeiro-ministro Taro Aso, com quem discutiu a aliança entre Japão e EUA e falou sobre a Coreia do Norte. A secretária também conversou a respeito da visita do premiê à Casa Branca, prevista para 24 deste mês.

Conforme havia anunciado ontem a secretária de Estado em Tóquio, Aso será o primeiro líder estrangeiro a ser recebido na Casa Branca pelo presidente Barack Obama.

Em coletiva de imprensa conjunta com o ministro de Assuntos Exteriores Hirofumi Nakasone, Hillary advertiu à Coreia do Norte contra o possível lançamento de um míssil intercontinental e destacou a importância de uma desnuclearização "completa e verificável".

A imprensa do Japão destacou a visita da secretária de Estado como um sinal da mudança que o Governo de Obama propõe e de uma nova atitude dos EUA, segundo os japoneses, "mais disposto a escutar".

EFE icr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG