Hillary e ministro russo devem se reunir antes do G20

Moscou, 27 jan (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse hoje que deve se reunir com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, antes da cúpula do Grupo dos Vinte (G20), que está marcada para 2 de abril, em Londres.

EFE |

"O prazo da reunião era definido pelos ministérios", disse o chefe da diplomacia russa, segundo a agência oficial "Itar-Tass".

Lavrov disse que falou ontem com Hillary antes da conferência telefônica que mantiveram ontem os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e Estados Unidos, Barack Obama.

"As conversas foram construtivas. Ambas as partes confirmaram seu interesse em relançar as relações russo-americanas", resumiu o ministro.

Lavrov acrescentou que os dois presidentes assistirão à cúpula do G20 em Londres e se mostrou convencido de que "encontrarão a possibilidade de falar pessoalmente".

Segundo o comunicado emitido ontem pelo Kremlin, em sua conversa telefônica, Medvedev e Obama defenderam aproveitar ao máximo o potencial das relações bilaterais, e também abordaram a situação no Oriente Médio e no Afeganistão.

Os presidentes coincidiram ao assinalar que ambos os países têm desafios comuns de superar os efeitos da crise financeira mundial, lutar contra a proliferação de armas de destruição em massa e o terrorismo.

Também "expressaram a importância de tratar das crises no Oriente Médio e Afeganistão", e manifestaram "o desejo mútuo de ter uma reunião em breve". EFE bsi/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG