Hillary e Lavrov defendem diálogo estratégico e cooperação

Moscou, 3 fev (EFE).- O ministro de Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se pronunciaram a favor do diálogo estratégico e da cooperação, e decidiram manter contatos estreitos, informou hoje a Chancelaria russa.

EFE |

Durante uma conversa telefônica mantida ontem, dia em que Hillary jurou o cargo oficialmente, Lavrov e seu colega americano "acentuaram o interesse mútuo em estabelecer uma agenda positiva nas relações, após a chegada ao poder da nova Administração americana", acrescenta o comunicado oficial.

"Foi ressaltada, principalmente, a necessidade de fortalecer a cooperação tanto em nível bilateral, incluindo o diálogo estratégico e a cooperação econômica, assim como no plano dos principais problemas internacionais, entre eles a regra da situação no Afeganistão", afirma a nota.

Segundo a Chancelaria russa, Lavrov e Hillary decidiram manter "contatos estreitos".

O chefe da diplomacia russa afirmou no final de janeiro que confia em se reunir com a colega americana antes da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países mais ricos e os principais emergentes) que acontecerá em Londres em 2 de abril.

Lavrov revelou a um grupo de jornalistas que já conversou com Hillary antes da conferência por telefone mantida em 26 de janeiro pelos presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG