imprudente ao tentar voltar a Honduras - Mundo - iG" /

Hillary diz que Zelaya foi imprudente ao tentar voltar a Honduras

Washington, 24 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, qualificou hoje de imprudente a tentativa do presidente de Honduras deposto Manuel Zelaya de retornar ao país, já que isso não ajuda a restaurar a ordem democrática e constitucional.

EFE |

Em entrevista coletiva com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, Hillary pediu a Zelaya e às outras partes envolvidas na crise em Honduras para "reafirmar seu compromisso com uma solução negociada e pacífica, com a integridade da democracia hondurenha e com a segurança e o bem-estar dos hondurenhos".

A chefe da diplomacia americana fez as declarações no mesmo momento em que o líder hondurenho cruzava a fronteira da Nicarágua para entrar em seu país, onde permaneceu durante duas horas antes de retornar à nação vizinha.

A secretária de Estado reiterou seu apoio a uma solução negociada e pacífica à crise em Honduras e lembrou que pediu reiteradamente a todas as partes "para que evitem qualquer ação provocativa que possa levar à violência".

"Pedimos a ambas as partes para aceitar a proposta do presidente (costarriquenho, Óscar) Arias. É a base para uma solução pacífica. E é isso que os Estados Unidos apoiam", concluiu a secretária. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG