ameaça existencial para o Paquistão - Mundo - iG" /

Hillary diz que talibãs são ameaça existencial para o Paquistão

Washington, 22 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que o avanço dos talibãs representa uma ameaça existencial para o Paquistão, e exigiu a rejeição de uma política que ceda terreno aos terroristas.

EFE |

Na primeira audiência na Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes, Hillary expressou preocupação com "a gravidade da ameaça existencial que representa para o Estado do Paquistão os contínuos avanços (dos talibãs)".

Apesar de a secretária americana não ter dado mais detalhes, as autoridades dos Estados Unidos expressaram inquietação com o avanço dos militantes dos talibãs em um distrito muito próximo à capital paquistanesa, ao tentar conseguir um maior controle na região.

A diplomata pediu aos paquistaneses, inclusive às vítimas da diáspora, que "denunciem energicamente uma política que está cedendo mais e mais terreno" a insurgentes que tentam derrubar o Governo.

O Paquistão, um firme aliado americano na região, ocupa um lugar de destaque na luta dos EUA contra a Al Qaeda, e o Governo de Obama busca impedir que o país se torne santuário da rede terrorista.

Na audiência, a chefe da diplomacia americana afirmou que, "sem dúvida", a máxima prioridade do Governo do presidente Barack Obama é "interromper, desmantelar e derrotar as redes terroristas" e evitar que grupos extremistas como a Al Qaeda possam se reinstalar no Afeganistão. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG