Hillary diz que situação das negociações no O.Médio é insustentável

Washington, 22 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterará hoje o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel, mas pedirá a tomada de decisões difíceis, pois a estagnação do processo de paz no Oriente Médio é insustentável.

EFE |

Em trechos divulgados do discurso que fará hoje no Comitê Americano-Israelense de Assuntos Públicos (Apaic, na sigla em inglês), Hillary diz que Israel deve "tomar decisões difíceis, mas necessárias para a paz no Oriente Médio".

"Para o presidente Barack Obama, para mim e para toda a Administração, o compromisso com a segurança de Israel e o futuro de Israel é sólido como uma rocha", afirma.

"A garantia da segurança de Israel é para mim mais que uma posição política: é um compromisso pessoal que jamais se afrouxará", completa.

Para a secretária de Estado, o conflito israelense com os palestinos e seus vizinhos árabes é "um obstáculo para a prosperidade e as oportunidades" e ameaça o futuro a longo prazo de Israel como um Estado "democrático e seguro".

"O status quo é insustentável para todas as partes. Promete só mais violência", diz o discurso.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falará perante a Aipac depois de Hillary e se reunirá amanhã com Obama. EFE jab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG