Hillary diz que instabilidade no Iêmen ameaça segurança global

Washington, 4 jan (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse hoje que a instabilidade no Iêmen ameaça a segurança global e afirmou que Washington trabalha com seus aliados para ver como enfrentar o problema colocado pelo país.

EFE |

"A instabilidade no Iêmen é uma ameaça para a estabilidade regional e inclusive global", afirmou Hillary durante uma entrevista coletiva concedida junto com o xeque catariano Hamad bin Jassim bin Jaber al-Thani.

Os EUA decidiram fechar sua Embaixada no Iêmen há dois dias diante das ameaças do grupo terrorista Al Qaeda.

Washington crê que uma ramificação da Al Qaeda nesse país está por trás do atentado fracassado para explodir um avião da Northwest Airlines que se preparava para aterrissar na cidade de Detroit no dia de Natal.

"Vemos repercussões globais da guerra no Iêmen e dos esforços em andamento por parte da Al Qaeda no Iêmen para usar o país como uma base para ataques terroristas fora da região", disse Hillary.

A secretária elogiou o Governo do Iêmen por seus recentes esforços para desmantelar as redes desse grupo terrorista que operam no país e reiterou o "compromisso" dos EUA com o apoio a esses esforços.

Mesmo assim, Hillary insistiu em que durante os últimos anos houve "inúmeros conflitos" no Iêmen que parecem piorar e envolvem um número crescente de atores.

A secretária afirmou que, dada essa situação, chegou o momento de a comunidade internacional deixar claro ao país "que há expectativas e condições vinculadas ao apoio contínuo ao Governo de modo que possam empreender ações que tenham mais possibilidades de gerar paz e estabilidade para o povo do Iêmen e a região".

Segundo Hillary, a conferência sobre o Iêmen que será realizada em Londres no final do mês será uma boa oportunidade para que as nações que podem ter algum papel na estabilização do país discutam os passos "individuais e coletivos" para conseguir esse objetivo.

EFE tb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG