Hillary: diplomacia, desenvolvimento e defesa são igualmente importantes

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que a ajuda para o desenvolvimento será um sócio igualitário da diplomacia e da defesa para alcançar os objetivos da defesa dos Estados Unidos no governo de Barack Obama.

AFP |

"Queria vir aqui hoje com uma mensagem muito simples", disse Hillary aos centenas de funcionários da Agência Nacional para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que a aplaudiam, um dia depois de sua posse como chefe da diplomacia americana.

"Eu acredito no desenvolvimento, e acredito, de todo o coração, que ele é de fato um sócio igualitário da defesa e da diplomacia, no futuro da segurança nacional dos EUA", afirmou.

Segundo Carol Lancaster, ex-oficial da USAID, Condoleezza Rice, que ocupava o cargo antes de Hillary, foi acusada de enfraquecer a missão da agência ao transferir orçamento e pessoal para o departamento de Estado, transformando-a em um "esqueleto".

Rice também é criticada por delegar as funções de reconstrução no pós-guerra de países como Afeganistão e Iraque ao Pentágono.

Hillary prometeu que a USAID será "fortalecida", com acesso a um orçamento "adequado".

lc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG