Hillary deixa Cabo Verde e conclui viagem pela África Subsaariana

Dacar, 14 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deixou hoje a ilha do Sal, em Cabo Verde, após concluir uma viagem por sete países da África Subsaariana.

EFE |

Emissoras internacionais de rádio informaram que o avião da Força Aérea Americana decolou pouco após o meio-dia do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, da ilha do Sal, com destino a Washington.

Durante sua visita de poucas horas a Cabo Verde, Hillary se reuniu com o primeiro-ministro dessa ex-colônia portuguesa, José Maria Neves, e conversou sobre temas de cooperação bilateral, com ênfase especial nas questões econômicas.

Pouco antes de partir, a chefe de diplomacia americana reiterou a vontade do Governo de Barack Obama de se envolver na busca das esperanças e aspirações dos povos africanos, o que representa uma mudança de rumo dos respectivos países.

A secretária americana ressaltou em cada um dos países que visitou nesta viagem oficial pela África, a primeira desde que assumiu o cargo, a importância de combater a corrupção e de estabelecer bons Governos, para atrair os investimentos estrangeiros e turistas.

A diplomata americana se referiu também às origens africanas de Obama, cujo pai era queniano, e reiterou ao longo da viagem que o "presidente se considera um filho da África", para destacar as intenções dos Estados Unidos de melhorar suas relações com este continente.

A viagem de Hillary que acaba de terminar em Cabo Verde começou no dia 5 no Quênia e seguiu por África do Sul, Angola, República Democrática do Congo, Nigéria e Libéria. EFE st/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG