Hillary defenderá em reunião com Abbas solução de 2 Estados

Washington, 27 mai (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterará hoje durante um jantar de trabalho com o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o compromisso dos Estados Unidos com a paz no Oriente Médio e com a criação de um Estado palestino ao lado do israelense.

EFE |

Hillary "repassará uma ampla gama de temas, incluindo nosso compromisso com a paz no Oriente Médio e com a solução dos dois Estados, e também discutirão formas nas quais podemos cooperar em áreas de interesse comum", disse o porta-voz de imprensa do Departamento de Estado americano, Ian Kelly.

Perguntado sobre se os Estados Unidos ainda apoiam a Iniciativa Árabe para a Paz, Kelly não quis responder, mas disse que a Arábia Saudita "tem um papel importante" no processo de pacificação.

Kelly afirmou que Hillary mantém os planos de se reunir com um ativista da democracia do Egito, embora a reunião não vá acontecer hoje, como estava previsto, por "razões de horários".

Por outro lado, Kelly confirmou que o enviado especial para o Oriente Médio, George Mitchell, se reuniu em Londres na terça com funcionários israelenses de alta categoria, como parte das consultas que os Estados Unidos realizam com o Governo de Israel para promover o processo de paz.

Amanhã, Abbas se reunirá com o presidente Barack Obama, no primeiro contato entre os dois, e, segundo fontes da ANP, reiterará ao líder americano o desejo palestino de aplicar a solução de dois Estados. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG