Hillary defende reforçar relações transatlânticas e fortalecer Europa

Bruxelas, 5 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse hoje que a nova Administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está comprometida a reforçar a aliança transatlântica e a impulsionar uma Europa forte.

EFE |

Ao término da reunião informal de ministros de Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizada em Bruxelas, Hillary disse que a próxima viagem do presidente por Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca mostra esse compromisso.

Obama estará em Londres em 2 de abril para participar da reunião do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) e depois viajará à França e à Alemanha para se encontrar com autoridades destes países, disse Hillary.

Além disso, Obama participará da cúpula de líderes da Otan que será realizada em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha).

Em seguida, o presidente americano irá a Praga para se reunir com os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE).

Hillary ressaltou que a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, na próxima semana a Bruxelas, inscreve-se também nessa intenção de reforçar a colaboração com os aliados europeus, precisamente, em assuntos como a situação no Afeganistão e no Paquistão.

A secretária de Estado americana, que participou hoje de seu primeiro encontro da Otan desde que chegou ao cargo, destacou o "debate aberto" mantido entre os ministros em assuntos como as relações dos aliados com a Rússia, e afirmou que dele saiu "uma maior unidade e um consenso mais forte". EFE mvs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG