novo começo para as relações entre Otan e Rússia - Mundo - iG" /

Hillary defende novo começo para as relações entre Otan e Rússia

BRUXELAS - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu nesta quinta-feira um novo começo para as relações entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia, e pediu realismo para superar as diferenças e recuperar os fóruns de diálogo formal quebrados pelo conflito na Geórgia.

Redação com Agência EFE |

Reuters
Hillary chega à reunião sobre a Otan
Hillary chega à reunião sobre a Otan
"É o momento de explorar um novo começo. Podemos e devemos encontrar caminhos para trabalhar de um modo construtivo com a Rússia, com quem compartilhamos áreas de interesse comum, incluindo a ajuda ao Afeganistão", disse Hillary no Conselho de Ministros de Exteriores da Aliança.

Para ela, não se deve interpretar a eventual recuperação das reuniões formais e regulares do Conselho Otan-Rússia como uma "recompensa ou concessão" a Moscou.

"Ter um fórum de diálogo sobre os temas de desacordo e uma plataforma de cooperação nos interessa", defendeu Hillary, para quem "não se deve ficar imóvel esperando que as coisas mudem sozinhas".

Hillary considerou, ainda, que a porta da Otan deve permanecer aberta para a futura entrada da Geórgia e da Ucrânia, um dos principais pontos de atrito com a Rússia, que não quer que suas antigas repúblicas façam parte da organização.

Os ministros de Assuntos Exteriores da Otan estão reunidos debatendo a possível recuperação das relações formais com a Rússia, interrompidas em represália pelo conflito na Geórgia.

Leia também:


Leia mais sobre Hillary Clinton

    Leia tudo sobre: hillary

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG