Hillary conversa com Karzai sobre críticas ao Ocidente

KABUL (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, conversaram por telefone nesta sexta-feira, disse o porta-voz afegão, após a Casa Branca ter afirmado estar buscando esclarecimentos sobre críticas ao Ocidente feitas por Karzai durante um discurso. Eles tiveram uma conversa construtiva em um ambiente cordial. Ambos os lados se comprometeram novamente à parceria entre os dois países, disse o porta-voz da Presidência afegã Waheed Omer.

Reuters |

"O presidente Karzai disse que a população afegã e o governo afegão são gratos ao apoio e sacrifício da comunidade internacional pela paz no Afeganistão e no mundo."

Em um discurso na quinta-feira, Karzai fez um duro ataque ao Ocidente, acusando embaixadas de fraude eleitoral no Afeganistão, pagamento de propina e ameaças à autoridades eleitorais para enfraquecer a ele e seu governo.

A Casa Branca considerou os comentários "preocupantes". o porta-voz Omer disse que o discurso foi mal entendido.

"Obviamente há uma diferença de opinião em certas questões entre o Afeganistão e seus parceiros internacionais, mas o presidente quer que a comunidade internacional preste atenção às preocupações da população afegã e do governo afegão."

A reputação internacional de Karzai foi abalada no ano passado após uma comissão anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU) ter anulado um terço dos votos destinados a ele nas eleições presidenciais do ano passado.

(Reportagem de Peter Graff)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG