Hillary confirma nomeação de enviado especial para a Irlanda do Norte

Washington, 17 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, confirmou hoje que o Governo dos Estados Unidos nomeará um enviado especial para a Irlanda do Norte, já que considera que esse nível de atenção confere um valor real ao processo de paz em andamento.

EFE |

A chefe da diplomacia americana antecipou esta nomeação em declarações à imprensa depois de sua reunião com os líderes do Executivo autônomo no Ulster, Peter Robinson e Martin McGuinness.

Hillary explicou que o Governo do presidente Barack Obama quis esperar até ter a oportunidade de consultar os líderes da Irlanda do Norte e da Irlanda - ontem, a secretária se reuniu com seu colega irlandês Michael Martin - sobre a melhor maneira de estruturar a relação diplomática entre as partes.

"Houve um acordo unânime que este alto nível de atenção por parte do Governo dos EUA confere um valor real ao processo de paz em andamento e aos aspectos econômicos para assegurar a paz e para que as pessoas possam realmente ver os frutos deste esforço", disse a secretária de Estado.

Neste contexto, a chefe da diplomacia americana ressaltou que o futuro enviado especial dará especial atenção à parte econômica e de investimentos associados ao fortalecimento do processo de paz. EFE ca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG