Hillary Clinton visita o comando da Polícia Federal Preventiva no México

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou nesta quinta-feira o centro de comando da Polícia Federal Preventiva no sul da capital mexicana, equipado com tecnologia sofisticada e helicópteros voltados para o combate ao crime organizado.

AFP |

A visita de Hillary Clinton a esse centro de inteligência policial acontece em meio à preocupação de ambos os países com a crescente violência do narcotráfico na fronteira comum.

"Adquirimos o melhor equipamento para o combate ao crime organizado. Estamos preparados e os resultados vão ser vistos logo", disse o capitão Eduardo Larif, encarregado de orientar a visitação às instalações desse centro inaugurado em junho passado, junto com o secretário de Segurança Pública, Genaro García Luna. Larif apresentou, também, sete helicópteros de combate ao narcotráfico, capazes de trasladar-se num prazo máximo de hora e meia a qualquer ponto do país.

Os helicópteros Black Hawk da polícia mexicana são do mesmo tipo dos demais que Hillary Clinton se ofereceu para financiar por US$ 80 milhões.

"O governo federal capturou 308 traficantes perigosos, desde 2006", afirmou Larif ao falar sobre os esforços do governo mexicano para enfrentar os cartéis de droga, numa guerra que, apenas em 2008, deixou 5.300 mortos, principalmente em Chihuahua (norte), na fronteira com os Estados Unidos.

A visita ao centro de comando da polícia federal foi a última atividade de Hillary Clinton na capital mexicana de onde se dirige a Monterrey (norte) para concluir nesta quinta-feira sua viagem oficial ao México.


Leia mais sobre México

    Leia tudo sobre: hillaryhillary clinton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG