Washington, 12 fev (EFE).- A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, vai participar no dia 2 de março no Egito de uma conferência internacional de doadores para a reconstrução da Faixa de Gaza, assegurou hoje o ministro egípcio de Assuntos Exteriores, Ahmed Aboul Gheit.

O Departamento de Estado informou na quarta-feira que enviará uma delegação de "alto nível" ao Egito, mas não anunciou ainda quem vai participar da conferência.

Normalmente o órgão costuma tornar público os planos de viagens da secretária de Estado com uma ou duas semanas de antecedência.

Os EUA encorajaram os membros da comunidade internacional para que mostrem um apoio similar à iniciativa egípcia, a qual considera uma "oportunidade" para responder às necessidades humanitárias imediatas de Gaza, e apoiar o plano da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a reconstrução do território.

Por enquanto se desconhece o montante que os EUA vão apresentar no Egito.

Gheit se mostrou satisfeito com os primeiros sinais que o Governo do presidente Barack Obama enviou ao Oriente Médio, sobretudo com a nomeação de seu enviado especial para esta região, George Mitchell.

EFE cae/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.