Hillary Clinton reitera compromisso de aprovar reforma migratória

A candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, reiterou nesta quinta-feira seu compromisso de apresentar um projeto de lei de reforma migratória nos primeiros 100 dias de seu governo caso seja eleita, em um dia em que organizações de imigrantes realizam marchas para pedir mudanças no sistema.

AFP |

"Comprometo-me a trabalhar com o Congresso para apresentar um projeto de lei de reforma ampla de imigração nos primeiros 100 dias de meu governo", disse Hillary em um comunicado enviado por seu comando de campanha.

O termo "reforma ampla" é utilizado nos Estados Unidos para se referir a mudanças nas leis de imigração que permitam uma regularização de cerca de 12 milhões de imigrantes em situação irregular que vivem no país e o controle da imigração clandestina através das fronteiras.

"Creio que a reforma deve incluir, como elementos essenciais, o fortalecimento de nossa segurança fronteiriça, maior cooperação com os países vizinhos, uma aplicação estrita, porém justa, de nossas leis, e a assistência federal para nossos governos estatais e locais", considerou Hillary.

O 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, não é celebrado nos Estados Unidos.

No entanto, a data se tornou sinônimo de luta para os imigrantes, depois que mais de um milhão de pessoas participaram de manifestações pedindo reformas dois anos atrás em todo o país.

mr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG