séria com Rússia - Mundo - iG" /

Hillary Clinton quer conversa séria com Rússia

BRUXELAS (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que queria ter uma conversa séria com a Rússia sobre o escudo de mísseis para conter a ameaça nuclear do Irã. Nós queremos ter um diálogo forte e significativo com a Rússia para avançarmos em uma série de questões, disse Hillary aos repórteres que viajavam com ela para Bruxelas para uma reunião com ministros do Exterior de países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Rússia deve ser um dos temas tratados no encontro.

Reuters |

"Vamos colocar essas questões em um caminho sério", disse Hillary a respeito das discussões com a Rússia sobre um sistema de defesa antimísseis ao qual Moscou se opõe.

Hillary deve ter a sua primeira reunião substancial com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em Genebra, na sexta-feira, quando o assunto do escudo antimísseis e a estratégia de controle de armas devem ser os principais tópicos abordados.

No mês passado, autoridades norte-americanas disseram que os Estados Unidos propuseram desacelerar o envio do escudo antimísseis para a Europa em troca da ajuda de Moscou para conter as ambições nucleares iranianas.

"O Irã representa uma ameaça à Europa e à Rússia. Nós acreditamos que este é um espaço muito rico para explorar e é isso que nós vamos fazer", disse Hillary.

"Assim como tivemos que construir uma defesa mútua com a Europa no século 20, vamos construir também no século 21. Esta é a minha esperança, que iremos persuadir a Rússia a fazer parte dessa defesa", disse ela.

(Reportagem de Sue Pleming)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG