Hillary Clinton nomeia emissário encarregado do aquecimento climático

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, nomeou nesta segunda-feira Todd Stern emissário do departamento de Estado encarregado do aquecimento climático, advertindo que chegou a hora do realismo e de passar à ação.

AFP |

"Com a nomeação de um delegado especial, enviamos a mensagem inequívoca de que os Estados Unidos serão enérgicos, determinados, estratégicos e sérios na resposta à mudança climática e a um problema vinculado: a própria energia", declarou a nova chefe da diplomacia americana ao anunciar a nomeação.

Advogado e especialista em meio ambiente no centro de pesquisa de Washington Center for American Progress, Todd Stern foi conselheiro do presidente Bill Clinton de 1993 a 1998.

Em seguida, desempenhou papel central nas negociações do Protocolo de Kyoto de 1997 a 1999, antes de se tornar conselheiro do secretário americano do Tesouro de 1999 a 2001.

Stern será "o assessor principal" e o "negociador chefe" do governo Obama para questões de aquecimento global, afirmou Hillary Clinton.

Por sua vez, Stern mostrou-se satisfeito com o novo "enfoque dos Estados Unidos sobre o aquecimento global e a energia limpa" assinalando que "não é momento de negações, atrasos nem conflitos: chegou o momento de os Estados Unidos retomarem o lugar que lhes cabe na mesa de negociações".

O anúncio coincide com a disposição nesta segunda-feira do presidente Barack Obama de novas medidas para estimular o desenvolvimento de veículos que consumam menos combustível e para reduzir a dependência energética do exterior.

sl/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG