Hillary Clinton inicia viagem pela Ásia

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajou neste domingo para a Ásia, em sua primeira visita com chefe da diplomacia dos Estados Unidos, para fortalecer os laços com a região.

AFP |

Entre suas prioridades estão a crise financeira mundial e mudança climática, assim como a prevenção da proliferação nuclear.

A viagem de Clinton, que chegará ao Japão nesta segunda e depois viajará para a Indonésia, Coréia do Sul e China, reflete a busca por uma estratégia a longo prazo para lidar com as mudanças nas dinâmicas mundiais do poder econômico, político e militar, segundo os analistas.

Seus predecessores no geral viajavam primeiro para a Europa e Oriente Médio.

Hillary optou por visitar a Indonésia nesta primeira viagem, porque quer "estender a mão" ao mundo muçulmano, disse.

A escolha da Ásia como seu primeiro destino é um "sinal formidável da importância do continente em sua política externa", acrescentou.

O presidente Barack Obama, que viveu durante quatro anos em Jacarta no final da década de 60, quando sua mãe se casou em segundas núpcias com um indonésio, anunciou a intenção de pronunciar um "discurso numa capital islâmica" como parte de sua política de aproximação com o mundo muçulmano.

Hillary Clinton tem grandes desafios a enfrentar como chefe da diplomacia americana. Ela mesma resumiu a situação durante a campanha: "O próximo presidente será o primeiro a herdar duas guerras, uma longa batalha contra o terrorismo mundial e uma tensão crescente com o Irã".

Ela terá também de se adaptar às propostas do presidente eleito, que diferentemente dela foi contra a guerra do Iraque e que defende uma política de aproximação com o Irã.

Hillary Clinton, nascida em 26 de outubro de 1947 em Chicago (Illinois, norte), chegou à política com as propostas contra a guerra do Vietnã e, depois de se tornar uma das primeiras-damas mais influentes da história dos Estados Unidos, conseguiu se transformar em senadora pelo Estado de Nova York em 2000 e 2006.

lc/mac/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG