CNN - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Hillary Clinton ganha primárias democratas de Kentucky, segundo CNN

Washington, 20 mai (EFE).- A senadora Hillary Clinton venceu hoje as primárias democratas de Kentucky, segundo projeções da rede de televisão CNN e o senador Barack Obama desmonta como favorito em Oregon.

EFE |

O resultado das primárias de Oregon começará a ser divulgados às 3h desta quarta-feira (0h de Brasília).

As primárias de Oregon e Kentucky representam o antepenúltimo capítulo no longo e extenuante processo de primárias democratas, tendo em vista que agora fica faltando apenas os pleitos de Porto Rico, marcado para 1º de junho, e de Montana e Dakota do Sul, em 3 de junho.

No entanto, é pouco provável que a batalha pela candidatura democrata seja resolvida em 3 de junho, especialmente porque nenhum dos dois pré-candidatos conseguirá os 2.025 delegados que precisam para se transformar no oponente do republicano John McCain nas eleições presidenciais de 4 de novembro.

Embora Hillary esteja atrás de Obama em número de delegados e de estados, a ex-primeira-dama argumenta que é a que conta com o maior apoio popular, quando se consideram os resultados da Flórida e de Michigan, que não enviarão delegados à Convenção Democrata como penalidade por terem antecipado suas primárias.

O Partido Democrata deve decidir no dia 31 de maio o que fazer com os delegados da Flórida e de Michigan. Por enquanto, continua sendo uma incógnita se os representantes destes estados terão voz e voto na eleição do candidato republicano.

Além disso, a ex-primeira-dama continua tratando de cortejar os cerca de 200 "superdelegados" - personalidades do partido e funcionários eleitos - que ainda não tornaram público seu voto para algum dos dois aspirantes.

O senador por Illinois, por sua vez, acredita que ultrapassará esta noite a metade mais um dos delegados escolhidos nas urnas, que somam um total de 3.253.

Obama conta agora com 1.613 delegados, o que o faz precisar de apenas mais 13 dos 103 delegados que estão hoje em jogo em Kentucky e Oregon, para superar esta barreira.

Em Oregon, as pesquisas apontam o senador afro-americano como ganhador, com 52% dos votos, 12 pontos acima da ex-primeira-dama.

Em uma clara indicação de que já tem suas metas nas eleições de novembro, Obama decidiu passar a noite eleitoral de hoje em Iowa, o estado onde conseguiu sua primeira grande vitória nas primárias e que lhe despontou nos primeiros postos das pesquisas. EFE pgp/fb

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG