Hillary Clinton fará visita oficial de 3 dias à África do Sul

Johanesburgo, 4 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegará na próxima quinta-feira à África do Sul para uma visita oficial de três dias, a primeira desde que assumiu o cargo.

EFE |

Na passagem pelo país, ela fará uma série de reuniões com Maite Nkoana-Mashabane, ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.

Aproveitando a ocasião do Dia da Mulher em território sul-africano, no próximo domingo, Hillary dará atenção especial ao "status das mulheres e seu papel em um bom Governo".

A americana será também a convidada de honra de um jantar na sexta. Ela fará uma visita ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e conhecerá projetos de desenvolvimento financiados pelos Estados Unidos em Johanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo.

A secretária de Estado americana viajará acompanhada pelo secretário de Agricultura, Tom Vilsack; o representante de Comércio Exterior dos EUA, Ron Kirk, e o secretário adjunto para Assuntos africanos do Departamento de Estado, Johnnie Carson.

Segundo um porta-voz da pasta de Relações Internacionais e Cooperação, as conversas tratarão, entre outras coisas, da criação de um mecanismo para regular as relações bilaterais, políticas e econômicas entre os dois países; da Nova Aliança para o Desenvolvimento da África (Nepad, em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As delegações também trocarão ideias sobre a colaboração na luta contra as doenças transmissíveis, incluindo a tuberculose e a aids, e o fortalecimento da cooperação nas áreas educacional, científica e cultural.

A África do Sul é a segunda escala da viagem de Hillary pelo continente africano, que começará no Quênia. Ela passará ainda por Angola, República Democrática do Congo, Nigéria, Libéria e Cabo Verde. EFE.

jm/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG