Hillary Clinton diz que Uruguai é modelo para a região

MONTEVIDÉU (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o Uruguai nesta segunda-feira, garantindo que o país é um modelo para a América Latina e outras nações. Hillary foi à Montevidéu para assistir à posse do presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro que deve governar por cinco anos, o segundo mandato consecutivo da coalizão de esquerda Frente Ampla.

Reuters |

"Os uruguaios estão orgulhosos dos seus dirigentes e da sua democracia", disse a secretária de Estado a jornalistas após encontrar-se com Mujica pouco antes do seu juramento.

"De fato, o seu país, presidente eleito Mujica, é um modelo para muitos outros, não só no nosso hemisfério, mas em todo o mundo", acrescentou.

Mujica é o sucessor de Tabaré Vázquez, que deixa o poder com 61 por cento de popularidade devido a políticas moderadas que permitiram ao país sair da crise econômica global.

Depois do encontro com Hillary Clinton, Mujica disse que a chegada do presidente Barack Obama ao governo dos Estados Unidos acabou com os preconceitos e estereótipos e sinalizou a necessidade de cooperação em ciência e tecnologia.

"Nos surpreendeu muito ver que um negro se convertia em presidente dos Estados Unidos. Isso é algo que nunca havíamos pensado ser possível", disse Mujica. "Essa é uma lição que aprendemos e que fala das mudanças que estão acontecendo".

O vice-presidente, Danilo Astori, autor da política econômica de Vázquez e o principal defensor do polêmico Tratado de Livre Comércio com os EUA que nunca chegou a se concretizar, disse recentemente que é a favor de estreitar ainda mais os laços econômicos com a potência norte-americana.

(Reportagem de Daniela Desantis)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG