inútil - Mundo - iG" /

Hillary Clinton diz que esforço nuclear do Irã é inútil

Por Sue Pleming WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou neste domingo que não será permitido ao Irã ter armas nucleares e reiterou o compromisso dos Estados Unidos de proteger o aliado Israel de ameaças de Teerã.

Reuters |

"A sua (do Irã) busca é inútil", disse Hillary à NBC. Ela acrescentou que o Irã não tem o direito de desenvolver armas nucleares. "É inaceitável o Irã ter armas nucleares."

Hillary Clinton irritou os israelenses na semana passada ao dizer que os Estados Unidos lidariam com um Irã nuclear armando os seus aliados no Golfo e implantando um "guarda-chuva defensivo" sobre a região.

Uma autoridade israelense afirmou que os Estados Unidos deveriam focar em impedir que o Irã consiga armas nucleares, em vez de falar como se isso já fosse um fato dado.

"Não vamos falar de especificidades, porque isso virá mais tarde, se vier. A minha visão é esperar o melhor, planejar para o pior", disse Hillary neste domingo, defendendo os comentários que havia feito na Tailândia na semana passada.

Autoridades de primeiro escalão dos Estados Unidos, como o secretário de Defesa, Robert Gates, estarão em Israel nesta semana, tentando contornar possíveis inseguranças dos israelenses em relação aos planos norte-americanos.

Potências ocidentais suspeitam que o Irã busca construir uma bomba nuclear. Teerã nega e diz que o seu programa tem como fim a geração de energia.

(Reportagem adicional de Alister Bull)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG