Hillary Clinton chega na próxima quarta-feira ao Brasil

Washington, 24 fev (EFE).- A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que iniciará neste domingo uma viagem de seis dias pela América Latina, na quarta-feira chegará ao Brasil.

EFE |

Na mesma incursão, a política passará pelo Uruguai, Chile, Costa Rica e Guatemala, informou hoje o Departamento de Estado.

No Brasil, Hillary terá um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em Brasília.

A primeira parada da viagem será o Uruguai, onde vai assistir à cerimônia de posse do presidente eleito, José Mujica, indicou seu porta-voz, Philip Crowley, em comunicado.

Depois, Hillary viajará ao Chile para se reunir com a presidente Michelle Bachelet, e com o presidente eleito, Sebastián Piñera.

Conforme o Departamento de Estado dos EUA, Hillary deseja visitar o Brasil desde que assumiu seu cargo, mas no ano passado não conseguiu por problemas de agenda e pela nomeação de Thomas Shannon, ex-secretário de Estado adjunto para a América Latina, que agora é embaixador americano no Brasil.

No dia seguinte, a secretária de Estado dos EUA segue viagem para a Costa Rica, onde fará um discurso na reunião ministerial da iniciativa Caminhos para a Prosperidade e terá a oportunidade de encontrar-se com o presidente costarriquenho, Oscar Arias, e sua sucessora, Laura Chinchila.

Na Guatemala, Crowley explicou que o Departamento de Estado tenta marcar uma reunião com líderes de países centro-americanos e a República Dominicana.

Uma reunião que já está na sua agenda é com o presidente guatemalteco, Álvaro Colom, com quem tinha se reunido na semana passada no Departamento de Estado durante uma visita oficial do líder a Washington e Nova York.

Colom confirmou hoje que se reunirá com Hillary em 5 de março, no último dia da viagem da chefe da diplomacia americana pela América Latina.

Esta será a quarta viagem que Hillary à América Latina como chefe da diplomacia americana. EFE cai/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG