Hillary Clinton chega ao México em visita oficial

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta quarta-feira à Cidade do México procedente de Washington para iniciar uma visita oficial, na qual analisará a coordenação para o combate antidrogas, entre outros temas. O avião com Hillary aterrissou no aeroporto da capital, às 11h40 (14h40 de Brasília).

AFP |

AP
Hillary chega à Cidade do México
Em sua viagem de dois dias, a secretária de Estado se reunirá com sua homóloga Patricia Espinosa e com o presidente Felipe Calderón, ainda nesta quarta. Na quinta-feira, ela se deslocará para a cidade industrial de Monterrey (ao norte do país).

Durante o voo, a secretária disse à imprensa que o governo americano buscará deter o fluxo de armas para os cartéis de drogas, com a estratégia anunciada na terça-feira, pela Casa Branca.

"Não são apenas armas, são óculos de visão noturna, são coletes à prova de bala (...). Pelo que sabemos, a maior parte, 90% (do armamento), vem do nosso país, vamos tentar detê-lo", disse Hillary.

A secretária garantiu que serão feitas inspeções mais severas de carros e trens, através dos mais de três mil quilômetros de fronteira comum, e prometeu acelerar seus esforços para entregar ao México uma série de equipamentos, incluindo helicópteros, previstos na Iniciativa Mérida, o programa comum de combate ao narcotráfico adotado durante o governo de George W. Bush.

Na terça, a Casa Branca anunciou que reforçará seu contingente na fronteira com o México, espalhando entre 300 e 400 agentes federais para lutar contra o crime organizado, e disse que criará um centro de inteligência regional do FBI.


Leia mais sobre México

    Leia tudo sobre: mexicoméxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG