Hillary Clinton chega a Seul na 3ª etapa de viagem pela Ásia

SEUL - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta quinta-feira à Coreia do Sul na terceira etapa de sua viagem pela Ásia, para abordar a desnuclearização norte-coreana como tema principal de sua agenda.

EFE |

Hillary, que está em sua primeira viagem oficial ao exterior desde que assumiu o cargo, em janeiro, chegou a Seul procedente da Indonésia por volta das 22h45 (10h45 de Brasília), e sua agenda oficial começará amanhã.

Durante a visita à Coreia do Sul, Hillary Clinton deve se reunir com várias autoridades sul-coreanas, com as quais falará das relações bilaterais entre Seul e Washington, da mudança climática e a reconstrução no Afeganistão, além da questão nuclear norte-coreana.

Tensão na região

Esta viagem ocorre em um momento de especial tensão na península, desde que Pyongyang anunciou, em janeiro, sua decisão unilateral de anular todos os acordos de não confronto com a Coreia do Sul.

A visita de Hillary coincide também com as especulações sobre a possibilidade de que Pyongyang esteja se preparando para lançar um míssil de longo alcance.

Nas últimas semanas, o regime comunista norte-coreano ameaça repetidamente reduzir o Sul a cinzas. Na quinta-feira, a Coreia do Norte disse estar preparada para recomeçar uma guerra -- há um cessar-fogo em vigor desde 1953.

Pyongyang está supostamente preparando um teste de seu míssil de mais longo alcance, o que analistas dizem que se destina a chamar a atenção dos EUA e a pressionar Seul a atenuar sua linha-dura contra o regime comunista.

Leia mais sobre Hillary Clinton

    Leia tudo sobre: hillary clinton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG