Hillary chega ao Paquistão para reunião estratégica

Secretária de Estado americana segue na terça-feira para o Afeganistão

EFE |

AP
Hillary Clinton desembarcou neste domingo em Islamabad
Islamabad, 18 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou neste domingo a Islamabad com uma delegação do Governo dos Estados Unidos para uma reunião estratégica com as autoridades paquistanesas, informa a imprensa paquistanesa. Durante sua visita ao Paquistão, Hillary se reunirá com o primeiro-ministro Yousuf Raza Gillani e o presidente Asif Ali Zardari. Além disso, ela responderá a perguntas de um grupo de cidadãos durante um encontro interativo, explicou à Agência Efe uma fonte da embaixada americana na capital paquistanesa.

A visita da secretária ocorre após uma série de reuniões setoriais realizadas em Islamabad nos últimos meses, depois de a própria Hillary e do chanceler paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, realizarem em março passado o primeiro diálogo estratégico em nível ministerial, em Washington. Esse diálogo estratégico, que busca dar um enfoque mais amplo às relações bilaterais, compreende 13 diferentes equipes de trabalho.

Alguns dos assuntos abordados são: combate ao terrorismo, estabilidade estratégica, não-proliferação nuclear, defesa, agricultura, educação, água e energia. Washington aprovou no final do ano passado um pacote de ajuda civil ao Paquistão de US$ 1,5 bilhão anuais durante os próximos cinco anos. Após sua visita de dois dias ao Paquistão, a segunda desde que assumiu o cargo, Hillary seguirá para o Afeganistão, onde, na terça-feira, participará da Conferência de Cabul - uma continuação do fórum já realizado em janeiro em Londres, sobre as estratégias do Governo afegão para a estabilidade do país.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG