Hillary chega ao Egito para conferência sobre Gaza

Sharm el-Sheikh (Egito), 1 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou hoje à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh para assistir à conferência internacional sobre a reconstrução da Faixa de Gaza, informaram fontes oficiais.

EFE |

Fontes dos serviços de segurança disseram à Agência Efe que a chefe da diplomacia americana chegou a esta cidade turística do extremo sul da Península do Sinai por volta das 18h locais (14h de Brasília).

A Embaixada americana tinha informado previamente que não estava prevista a presença de jornalistas para a chegada de Hillary, e anunciou que qualquer contato com a imprensa aconteceria amanhã, depois do encerramento da conferência.

Esta é a primeira vez que Hillary viaja ao Egito desde que assumiu a pasta de Exteriores, após a posse do presidente Barack Obama, em 20 de janeiro.

Está previsto que, após participar da conferência sobre Gaza, a secretária de Estado americana vá a Jerusalém para se reunir com líderes israelenses.

Em sua segunda viagem ao exterior em menos de um mês, Hillary Clinton também passará pelos territórios palestinos, Bélgica, Suíça e Turquia, em um giro que termina no dia 7 de março.

Espera-se que na conferência sobre a reconstrução de Gaza ela anuncie um "importante pacote de ajuda econômica" que, segundo a imprensa americana, poderia chegar a US$ 900 milhões.

A agenda de Hillary no Egito inclui uma reunião com o presidente do país anfitrião da conferência, Hosni Mubarak.

A conferência sobre a reconstrução de Gaza terá a participação, entre outros, do presidente francês, Nicolas Sarkozy, do chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. EFE jfu-ag/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG