Hillary chega à Indonésia buscando melhorar imagem dos EUA

Jacarta, 18 fev (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou esta manhã a Jacarta em uma visita oficial que tem como objetivo estreitar as relações políticas e comerciais com o Sudeste Asiático e melhorar a imagem dos Estados Unidos no mundo muçulmano.

EFE |

A Indonésia é a segunda escala da primeira viagem internacional oficial da secretária de Estado, que passou por Japão e viajará depois a China e Coreia do Sul.

"Vamos conversar sobre interesses comuns e outros assuntos como o papel da região na solução da crise e outros temas como os conflitos do Oriente Médio e do Irã", assegurou ontem Hassan Wirajuda, chanceler da Indonésia.

Hillary deve se reunir hoje com o chefe da diplomacia indonésia por volta das 16h (6h, em Brasília), e posteriormente com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o tailandês Surin Pitsuwan.

Amanhã pela manhã, Hillary se reunirá com o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, no palácio presidencial, antes de partir a Pequim.

A Indonésia pretende utilizar a visita para fortalecer seu papel no contexto internacional, aproveitando seu perfil de país muçulmano moderado e democrático, assim como seus vínculos afetivos com o presidente Barack Obama, que morou em Jacarta durante a infância.

EFE jpm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG