Hillary anuncia visita de Obama à Turquia em um mês

Istambul, 7 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou hoje, em Ancara.

EFE |

que o presidente americano, Barack Obama, visitará a Turquia no prazo de um mês.

A chefe da diplomacia americana fez essa declaração em entrevista coletiva junto com o ministro de Assuntos Exteriores turco, Ali Babacan, depois de se reunir com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, e uma delegação da Chancelaria da Turquia.

No entanto, Hillary não quis dar mais detalhes sobre a visita de Obama, já que as autoridades de Washington ainda estão "no início de seu planejamento".

Obama comunicou a Hillary sua intenção de viajar à Turquia "ontem de manhã (tarde na Europa)", disse a secretária de Estado, no que foi seu último destino, após uma viagem diplomática pelo Oriente Médio e Europa.

Hillary tinha anunciado na quinta-feira passada que o presidente dos Estados Unidos realizará sua primeira viagem pela Europa de 31 de março a 5 de abril, com etapas no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca.

A chefe da diplomacia americana defendeu e agradeceu hoje o "papel da Turquia no Oriente Médio", após uma reunião com as autoridades turcas na qual foi discutido um amplo leque de assuntos regionais.

Entre outros, trataram o envio de mais tropas turcas ao Afeganistão, a retirada dos soldados americanos do Iraque por solo turco, a situação do conflito israelense-palestino, as relações entre EUA e Síria, e Síria e Israel, a luta antiterrorista, o processo de paz no Chipre e a democratização da região.

Hillary defendeu a adesão da Turquia à União Europeia, porque, segundo ela, "reforçará a UE, os EUA e a Otan".

O ministro de Exteriores turco defendeu que os Estados Unidos e a Turquia "compartilhem os mesmos valores e uma mesma visão". EFE Amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG