Hillary acha que Cuba terá que fazer mudanças para voltar à OEA

Washington, 20 mai (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, considerou hoje que Cuba terá que fazer as mudanças necessárias para cumprir os princípios democráticos que regem a Organização dos Estados Americanos (OEA), antes de voltar ao organismo.

EFE |

"Fomos muito claros sobre isso, empreender o caminho para a democracia, libertar os presos políticos e respeitar as liberdades fundamentais, isso é o que significa ser membro da OEA", disse a secretária.

Hillary compareceu na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde disse que "qualquer esforço para readmitir Cuba na OEA está nas mãos de Cuba".

Diante das perguntas do senador de origem cubana Bob Menéndez, Hillary disse que os Estados Unidos confiam nos princípios da Carta Interamericana e disse que o Governo cubano "tem que estar disposto a adotar os passos concretos necessários para alcançar esses princípios".

"Se Cuba não está disposta a acatar estes termos, então não vejo como Cuba pode fazer parte da OEA", acrescentou.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, reiterou seu desejo de que Cuba se reincorpore à organização, uma ação apoiada pela maioria dos países-membros.

Insulza anunciou no mês passado que proporá à próxima Assembleia Geral do organismo, que será realizada em San Pedro Sula (Honduras) de 1º a 3 de junho, debater a revogação da resolução que suspendeu a participação de Cuba na instituição.

O presidente americano, Barack Obama, já expressou sua intenção de empreender uma nova etapa nas relações com a ilha.

Neste sentido, estendeu a mão ao regime do presidente Raúl Castro e levantou as restrições às viagens dos cubano-americanos, assim como o envio de remessas à ilha.

No entanto, os Estados Unidos pediram reciprocidade e manifestaram que Cuba deve acatar os princípios democráticos, que incluem o respeito aos direitos fundamentais e a libertação dos presos políticos. EFE elv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG