Hill chega a Cingapura para tentar desbloquear negociações com Pyongyang

Kuala Lumpur, 7 abr (EFE).- O chefe de negociação dos Estados Unidos para a desnuclearização da península coreana, Christopher Hill, chegou hoje a Cingapura para se reunir com o negociador da Coréia do Norte e tentar desbloquear as negociações.

EFE |

Após sua chegada à cidade-Estado, procedente do Timor-Leste, e em declarações recolhidas pelo canal de televisão "Channel News Asia", Hill disse que é necessário avançar nas negociações.

No fim de semana passado, Tom Casey, o porta-voz adjunto da secretária de Estado americana, disse em Washington que não existiam muitas probabilidades de que a reunião que Hill manterá na próxima terça-feira com o negociador norte-coreano Kim Kye-gwan tenha avanços notáveis.

No entanto, durante sua visita ao Timor-Leste, Hill disse em entrevista coletiva que esperava "algum progresso" da reunião com o norte-coreano.

Em comunicado, o Ministério de Assuntos Exteriores cingapuriano afirmou que "Cingapura espera que as duas partes tenham uma boa discussão, que leve a uma nova rodada de negociações de seis lados, à desnuclearização da península de Coréia".

As conversas multilaterais para a desnuclearização da Coréia do Norte permanecem estagnadas desde o início do ano, já que os Estados Unidos afirmam que o regime de Pyongyang descumpriu seu compromisso de declarar todo seu programa nuclear, em troca de ajudas energéticas e incentivos políticos.

Pyongyang afirma que já entregou uma lista completa de seu programa nuclear no ano passado. EFE snr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG