Hezbollah estaria treinando combatentes iraquianos no Irã, segundo The New York Times

Combatentes do grupo islâmico libanês Hezbollah estaria treinando membros das milícias iraquianas em um campo próximo a Teerã, indica nesta segunda-feira o jornal The New York Times.

AFP |

O diário se baseia em relatórios de interrogatórios com membros das milícias xiitas capturados no Iraque no final de 2007.

As informações obtidas durante esses interrogatórios foram transmitidas ao governo iraquiano antes que uma delegação de Bagdá viajasse a Teerã para verificar as acusações de que o Irã estaria apoiando as milícias xiitas iraquianas, acrescenta o jornal, que indica não saber se o assunto foi abordado durante as reuniões.

"Gostaríamos que os iranianos respeitassem seus compromissos, os compromissos que eles assumiram durante os encontros com o primeiro-ministro (iraquiano)", declarou o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, citado no artigo.

Forças norte-americanas e iraquianas enfrentam combatentes xiitas, em sua maioria fiéis ao líder radical Moqtada al-Sadr desde que o governo lançou no final de março uma operação para combater as milícias xiitas.

Os combates em Sadr City, nos subúrbios de Bagdá, deixaram 900 mortos em abril, segundo dados oficiais do Iraque.

mk/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG