Foguetes do Taleban teriam atingido helicóptero no sul do país

Quatro soldados americanos da Otan morreram nesta quarta-feira quando o helicóptero em que viajavam foi derrubado por talebans no sul Afeganistão, afirmou um porta-voz do comando das forças internacionais.

"Quatro soldados da Otan morreram depois que seu helicóptero foi alvo de tiros hostis na província de Helmand", um reduto dos islamitas, declarou um porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Qari Yousef Ahmadi, porta-voz do Taleban no Afeganistão, afirmou que os insurgentes acertaram o helicóptero com dois foguetes. A informação não foi confirmada pelo comando da Otan no país.

Esperança de progressos

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse nesta quarta-feira, em Londres, que seu país espera sinais de progressos no Afeganistão até o final do ano, apesar do crescente número de vítimas.

Gates assinalou que o comandante das forças da Otan no Afeganistão, o general Stanley McChrystal, "tem bastante confiança que, antes do fim do ano poderá assinalar progressos suficientes para validar a estratégia e também justificar que sigamos trabalhando nisso", declarou, em um encontro com jornalistas.

* Com AP e AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.