Hatoyama finaliza composição do gabinete

O próximo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, finalizou nesta terça-feira a composição de seu governo, que comandará o país a partir de quarta-feira.

AFP |

Hatoyama, presidente do Partido Democrata do Japão (PDJ) e vencedor das eleições legislativas, será designado chefe de Governo na quarta-feira pelo Parlamento.

Ele anunciará na ocasião o gabinete que protagonizará uma alternância política histórica, depois de 55 anos quase ininterruptos de governo do Partido Liberal Democrata no Japão.

"Amanhã será o início de uma nova política para o Japão", prometeu Hatoyama, 62 anos, a membros do PDJ.

Segundo a imprensa, o próximo premier escolheu Hirohisa Fujii, 77 anos, como ministro das Finanças. Será a segunda vez que Fujii ocupará a pasta, já que ele ocupou o cargo durante 10 meses, entre agosto de 1993 e junho de 1994, durante uma efêmera coalizão governamental de centroesquerda.

Hatoyama deve confirmar no ministério das Relações Exteriores o nome de Katsuya Okada, 56 anos, número dois do PDJ. Ele terá a meta de conduzir uma diplomacia mais independente dos Estados Unidos, sem questionar a aliança com Washington, e conseguir uma aproximação diplomática dos vizinhos asiáticos, sobretudo com a China.

Naoto Kan, 62 anos, é cotado para a pasta do ministério da Estratégia de Estado.

Hatoyama também deve nomear políticos de outros partidos que integram sua coalizão: Shizuka Kamei, do Novo Partido do Povo pode ser o novo ministro da Defesa, e Mizuho Fukushima, do Partido Social Democrata, ministro da Família e do Consumo.

hih-kh-mis/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG