Hasina Wajed toma posse como primeira-ministra de Bangladesh

Hasina Wajed tomou posse nesta terça-feira como primeira-ministra de Bangladesh depois da folgada vitória de seu partido nas eleições legislativas de 29 de dezembro.

AFP |

Hasina prestou juramento com seu governo ante o presidente da República, Iajuddin Ahmed, durante cerimônia transmitida ao vivo pela televisão.

Para evitar incidentes, mil policiais foram destacados para o evento.

A Liga Awami venceu as eleições legislativas com mais de 75% dos votos.

Com 61 anos, a política se recupera de sua derrota em 2001 ante sua grande adversária, Khaleda Zia, e está segura de recuperar a chefatura do Governo.

No entanto, o BNP de Khaleda - primeira-ministra em duas ocasiões (1991-1996 e 2001-2006) - denunciou várias irregularidades, o que faz temer que explodam tensões depois das eleições.

As eleições tinham como objetivo restabelecer a democracia em Bangladesh, depois de dois anos de estado de emergência imposto pelo regime de transição apoiado pelo Exército.

A participação foi muito elevada: mais de 85% dos 81 milhões de eleitores convocados as urnas desafiaram o frio de segunda-feira para exercer seu direito ao voto nas primeiras legislativas desde 2001, seguidas por 200.000 observadores e 660.000 membros das forças de ordem.

Esta nação laica extremamente pobre do sudeste asiático, de maioria muçulmana, celebra suas primeiras eleições em sete anos, em meio a uma mobilização de segurança sem precedentes para evitar qualquer atentado ou irregularidade nas urnas.

O atual regime, liderado pelo ex-presidente do Banco Central Ahmed, está no poder desde janeiro de 2007, quando o Exército impôs o estado de exceção e cancelou as eleições depois de meses de violência política.

Com estas eleições, a nação, de 144 milhões de habitantes, espera não apenas deixar para trás esta etapa, mas também superar de uma vez por todas um período de 40 anos de golpes de Estado e violência.

burs-nr/fp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG