Hariri conclui consultas a grupos parlamentares para formação de Governo

Beirute, 29 jun (EFE).- O recém designado primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, concluiu hoje suas consultas a grupos parlamentares para a formação do próximo Governo do país.

EFE |

Em entrevista coletiva, Hariri explicou que todos se mostraram "abertos e cooperativos" e anunciou que amanhã se reunirá com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, e que depois começarão as discussões para a formação de um Executivo de união nacional.

"Todos estão de acordo com os perigos que cercam o Líbano, especialmente por parte de Israel, da crise econômica, mas há oportunidades que é preciso aproveitar. Depois das eleições democráticas, existe a oportunidade de formar um Governo de união nacional", afirmou Hariri.

Por outro lado, o deputado do grupo xiita Hisbolá Mohamad Raad declarou à imprensa libanesa após a reunião de hoje com Hariri que sua legenda, que lidera a oposição parlamentar, deseja um Executivo de união nacional que seja capaz de defender o Líbano.

Além disso, reiterou que a prioridade do Governo deve ser manter o alerta para fazer frente a qualquer agressão israelense.

Já outro dirigente da oposição, Michel Aoun, líder da Corrente Patriótica Livre, pediu que cada grupo esteja representado no novo gabinete de forma proporcional ao número de cadeiras obtidas no Parlamento nas eleições legislativas do último dia 7.

O Líbano tem um sistema político confessional, segundo o qual cada minoria religiosa deve estar representada no Executivo.

Hariri iniciou as consultas um dia depois de pelo menos uma pessoa morrer e outras duas ficarem feridas oeste de Beirute durante um tiroteio entre partidários do novo primeiro-ministro e de Nabih Berri, líder da oposição e presidente do Parlamento.

No sábado passado, Hariri foi designado como primeiro-ministro pelo presidente Suleiman após conseguir o apoio de 86 dos 128 deputados que compõem o Congresso. EFE ks-ssa/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG