Hanna se aproxima das Bahamas e Ike se fortalece no Atlântico

A tempestade tropical Hanna se aproxima das Bahamas nesta quinta-feira e ameaça o sudeste dos Estados Unidos depois de ter deixado 61 mortos em sua passagem pelo Haiti, enquanto o poderoso furacão Ike ganha força no Atlântico alcançando a categoria 4 (de uma escala de 5).

AFP |

"Hanna é uma tempestade errática. Já causou grandes inundações, enfraqueceu, mas pode se fortalecer de novo antes da sexta-feira, quando golpeará os estados americanos de Carolina do Norte e do Sul", informou o meteorologista John Cangialosi, do Centro Nacional de Furacões (NHC).

No Haiti, Hanna fez 61 mortos em várias cidades do país, principalmente em Gonaives, informou a Defesa Civil local.

Gonaives, 152km ao norte da capital, foi a cidade mais atingida pela passagem do Hanna, e seguia sob as águas na noite de quarta-feira. Ao menos 25 mil dos 300 mil habitantes de Gonaives foram acolhidos em abrigos provisórios.

Nesta temporada, o Haiti já registrou 77 mortos pelo furacão Gustav na semana passada e 40 pessoas em duas semanas por causa da tempestade tropical Fay.

Uma terceira tempestade, Josephine, foi localizada no leste do Atlântico, mas, por ora, se encontra enfraquecida.

Enquanto isso, uma violenta tempestade no Oceano Atlântico, Ike, ganhou nesta quinta-feira força 4 de um furacão na escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5) e se transformou num fenômeno "extremadamente perigoso", com ventos de 215 km/h, informou o NHC com sede em Miami (Estados Unidos).

O Ike, a quinta tempestade da temporada de furacões 2008, está atualmente longe do litoral e ainda é cedo para prever se alguma zona será afetada por ele.

ch-ddl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG