Haniyeh se encontra em Gaza com rabinos antissionistas

Gaza, 16 jul (EFE).- O chefe do Governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, se reuniu hoje na capital deste território com quatro rabinos antissionistas da seita Neturei Karta, que integram um grupo de ativistas internacionais pró-palestinos.

EFE |

"O Hamas não tem problema algum com os judeus. O problema é apenas a ocupação israelense, que bebe do sionismo", disse Haniyeh à imprensa após o encontro, que durou cerca de duas horas e aconteceu em seu escritório.

Os rabinos chegaram ontem à noite a Gaza como parte de um comboio integrado por cerca de 200 ativistas internacionais - na maioria americanos -, entre eles o parlamentar britânico George Galloway.

Os quatro pertencem a uma pequena facção ultraortodoxa antissionista chamada Neturei Karta, que não acredita que deva existir um Estado judeu antes da chegada do Messias.

"Vocês rejeitam a existência de gente na terra de outra gente, por isso apenas temos respeito por suas posições e apreciamos sua ideologia", disse Haniyeh aos rabinos.

O dirigente islamita elogiou também os judeus que "expressam sua rejeição à ocupação" ao se unir ao comboio, o segundo em quatro meses que Galloway introduz na bloqueada Gaza.

"Este comboio tem um especial interesse, porque a maioria de seus membros vem dos EUA", o que "prova que nem todo o povo americano apoia a ocupação israelense e o cerco que nos impõe", ressaltou Haniyeh. EFE sar-ap/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG