Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Hamas toma controle da Cidade de Gaza após morte de 12 pessoas

Gaza, 16 set (EFE).- O movimento islâmico Hamas tomou o controle hoje do último bairro da Cidade de Gaza regulado por clãs armados, após os violentos enfrentamentos que deixaram 12 mortos e 50 feridos desde segunda-feira.

EFE |

"Não permitiremos mais redutos (de gente armada) na Faixa de Gaza que possam provocar a anarquia e ameaçar a segurança dos moradores", disse Islam Shahwan, porta-voz das forças policiais do Hamas.

Os enfrentamentos armados se centraram em Sabra, bairro no centro de Gaza controlado pelo poderoso clã dos Dogmush, que enfrentou as forças do Hamas depois de um de seus membros, Jameel Dogmush, matar ontem um policial e ferir outro.

Após o incidente, a Polícia do Hamas cercou o bairro de Sabra, onde reside o clã, e iniciou uma violenta troca de tiros.

Fontes do Hamas disseram que há dois policiais e dez membros do clã entre as vítimas, entre elas uma criança pequena.

"Esta não foi uma campanha contra a família Dogmush; só tinha como alvo alguns dos membros da família que estavam envolvidos no caos da segurança", declarou o porta-voz do Ministério do Interior do Governo do Hamas em Gaza, Ihab al-Ghussein.

Os Dogmush, envolvidos em ataques contra ativistas do Hamas antes de junho de 2007, quando o movimento islâmico chegou ao poder, o Governo em Gaza tinha se abstido até agora de tomar medidas mais agressivas, entre outras razões porque muitos de seus membros militam nos Comitês de Resistência Popular, grupo aliado do braço armado do Hamas.

Da mesma forma, muitos deles fazem parte do chamado Exército do Islã, grupo que participou com o Hamas da captura de um soldado israelense em 2006.

As relações começaram a se deteriorar no ano passado devido ao seqüestro perpetrado por vários membros do clã identificados com o Exército do Islã do jornalista da "BBC" Alan Johnston, libertado por pressão do Hamas após 114 dias de cativeiro. EFE sar/wr/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG